O arroto pode ser melhor entendido como uma liberação de ar que o bebê acabou engolindo, durante a mamada ou durante o choro, por exemplo.
A forma como o bebê é segurado depois de mamar influencia no arroto. Para o bebê arrotar, a mãe, o pai ou outro cuidador deve levantar o bebê e apoiar a cabeça em seu ombro e fazer uma suave massagem nas costas. É importante a participação da família neste momento.
Outra posição para arrotar é posicionar o bebê sentado no colo da mãe, inclinando-o para frente, apoiado com o braço da mãe, voltado para frente com as pernas flexionadas (BRASIL, 2007).
Agora que apresentamos tantos conceitos, vocês podem estar se perguntando o porquê criamos essa série com essa temática que considero tão importante.
A parte mais importante desse capítulo é o entendimento do quanto a amamentação é uma etapa delicada para a mãe, como já foi dito.
Muitas mamães têm uma experiência diferente da outra, algumas passam pelo processo natural (o esperado) e outras podem apresentar desafios ainda maiores. E nesse momento a empatia, sensibilidade e solidariedade para entender o que essas mães passam é de uma importância enorme. Por isso, nos meus ensaios não estabeleço um tempo específico para que ele aconteça, afinal, cada criança se comporta de uma forma, cada mãe tem suas especificidades e é exatamente nesse espaço de empatia que me coloco para melhor atender a todos vocês que confiam no meu trabalho. Estimulem o aleitamento materno e disseminem essa informação!
Por: Rafael Brito e Igor Ronald