TIPOS DE ALEITAMENTO MATERNO
- ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos. A OMS e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva com o aleitamento materno até os seis meses de vida do bebê.
O leite materno noturno é rico em blocos de construção de DNA que ajudam a criança a ter um sono saudável.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook
O processo de amamentação é uma etapa fundamental para também saber se o bebê esta conseguindo mamar bem e esse entendimento possibilita que enquanto profissional especializado em newborn oriente da melhor forma as mães e assim permitir uma melhor fluidez nos ensaios.
- ALEITAMENTO MATERNO COMPLEMENTADO
Como o próprio nome já diz, é justamente quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
Alguns recém-nascidos necessitam de alimentação complementadas por razões específicas, a exemplo disso o ganho de peso ou problemas na sucção.
A amamentação complementada é recomendada até 2 anos ou mais. O leite materno possui muitas vantagens nutricionais, além das imunológicas, sociais e econômicas também.
- ALEITAMEENTO MATERNO PREDOMINANTE
Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.